Hall Consult
Hall Consult
A REVISÃO DA ISO 9001:2015
O ­processo de revisão da norma ISO 9001:2008 entra no seu estágio final. Na semana de 16 a 20 de fevereiro de 2015, o Grupo de Trabalho ISO/TC176/SC2/WG24, responsável pela revisão da principal norma de gestão da qualidade da ISO, reuniu-se em sessão plenária na cidade de Vilnius, Lituânia, para concluir a análise dos mais de 3.000 comentários apresentados à etapa DIS e incorporar as modificações consideradas adequadas pelos representantes dos países participantes.

O Brasil enviou em torno de 70 comentários ao DIS, resultado da consolidação de mais de 300 comentários elaborados no Brasil com a participação direta de mais de 150 pessoas que integraram grupos de trabalho regionais e setoriais ou que compareceram aos seminários que promovemos em vários estados. Nesta reunião, além dos comentários relativos ao DIS, foram também analisados os inputs do processo de validação, concluído apenas após a reunião de Galway. Várias e significativas modificações foram promovidas na versão DIS e alguns ajustes ainda serão necessários para dar conta de questões editoriais relativas ao texto, à estrutura, aos desvios em relação ao anexo SL e eventuais ajustes em função de alterações na terminologia realizadas pelo SC1.

Entre as alterações promovidas inclui-se a remoção das quase 14 páginas com as definições da cláusula 3 – Termos e definições. Em seu lugar foi incluída uma referência à norma ISO 9000 que trata desses termos. Também foi incorporada à definição uma referência aos Princípios de Gestão da Qualidade, sobre os quais se fundamenta a norma ISO 9001. Com isso, foi excluído o anexo B. Também foram modificados os anexos A e C. Houve também ajustes de estrutura com mudanças de cláusulas, além de mudanças no conteúdo de alguns requisitos.

Caso essas alterações possam ser feitas pelos editores sem implicação técnica, o documento deverá ser emitido para votação pelos países membros como FDIS, caso contrário volta para a coordenação do WG24 e, se necessário, à reconsideração por todo o Grupo de Trabalho. Na votação do FDIS não há mais possibilidade de se apresentar comentários. Caso o FDIS seja aprovado, segue-se a sua publicação imediata como Norma Internacional.

A expectativa é que o FDIS seja aprovado e que a ISO 9001:2015 seja emitida ainda em 2015, por volta de setembro, como previsto no programa de trabalho. O ABNT/CB-25 já tem planejados seminários, workshops, cursos e outros eventos para a divulgação da nova edição da norma, além de artigos e notícias no site, revistas especializadas e outros meios de divulgação."
Link da Página: http://www.hallconsult.com.br/ler_noticia.php?id=31
(Publicado em 30/03/2015)
« Voltar
 
©2009/2024 Hall Consult - Todos os Direitos Reservados. Atendimento ao Cliente:
Telefone: (11) 9.7284-0645 | E-mail: hallconsult@hallconsult.com.br
By: DF7 Digital Solution